Wicca

O contato com a natureza em busca da harmonia.  
Saiba Mais

Cultura Afro

As raízes com os Orixás.  
Saiba Mais

Cultura Cigana

Livres em busca do seu espaço pelo mundo. 
Saiba mais

Interessante

Wicca

Em grande parte das tradições da Wicca, há a crença nos Quatro Elementos, mas ao contrário da filosofia na Grécia antiga, elas são vistas como simbólicas em vez de literal, ou seja, são representações das fases da matéria. Esses elementos são geralmente evocados durante os rituais mágicos da Wicca e nomeados ao se consagrar um círculo mágico. Os quatro elementos são: Ar, Fogo, Água e Terra, acrescido de um quinto, o Éter (ou Espírito), que une todos os outro quatro elementos. Para se explicar o conceito dos Cinco Elementos, foram criadas diversas analogias, como a da wiccana Ann-Marie Gallagher, que usava o exemplo de uma árvore, que é composta de terra (com o solo e matéria vegetal), água (seiva e umidade), fogo (através da fotossíntese) e ar (a criação de oxigênio e de dióxido de carbono), que se acredita serem unidos pelo Espírito.

Afro
A palavra "quilombo" tem origem nos termos "kilombo" (Quimbundo) ou "ochilombo" (Umbundo), presente também em outras línguas faladas ainda hoje por diversos povos Bantus que habitam a região de Angola, na África Ocidental. Originalmente, designava apenas um lugar de pouso utilizado por populações nômades ou em deslocamento; posteriormente passou a designar também as paragens e acampamentos das caravanas que faziam o comércio de cera, escravos e outros itens cobiçados pelos colonizadores.
Ciganos

Na Europa, esses povos, de origem indiana e língua romani, são subdivididos em diversos grupos étnicos:
Rom ou roma - propriamente ditos, presentes na Europa centro-oriental e, a partir do século XIX, também em outros países europeus e nas Américas.
Sinti - encontrados na Alemanha, bem como em áreas germanófonas da Itália e da França, onde também são chamados manoush.
Caló
- os ciganos da Península Ibérica, embora também presentes em outros países da Europa e na América, incluído o Brasil.
Romnichals - principalmente presentes no Reino Unido, inclusive colônias britânicas, nos Estados Unidos e na Austrália.

Curiosidades

  • Ciganos
    Em uma lenda cigana, que passa de geração em geração, diz que o povo cigano foi guiado por um rei e que se instalaram em uma cidade na Índia chamada Sind onde eram muito felizes. Mas num conflito, os muçulmanos os expulsaram , destruindo a cidade. Obrigados então a vagar de uma nação a outra...
  • Afro
    A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
  • Wicca
    Significa "A Arte" ou "Bruxaria", nasceu na tradição anglo-saxónica, inspirada em mitos e divindades celtas, galesas e irlandesas, e pela mitologia greco-romana acrescida das tradições populares.